Índice
Feito por Tunicoelp
Postado no RME por sasuke003
Postado no RME por sasuke003
1.0 Introdução
1.1 Conhecendo o Tunico
1.2 Introdução à arte de mapear
1.3 O que são mapas?
2.0 Configurando e criando os mapas (iniciantes)
2.1 Conhecendo e usando os Tilesets
2.2 Editando um mapa usando os Tilesets
3.0 Como melhorar os mapas? (intermediários)
3.1 A Influência das cores no mapa
3.2 Textura e Relevo
3.3 As sombras ajudando na perspectiva dos mapas
4.0 O que deve ser evitado nos mapas
4.1 Conclusão
1.0 Introdução
Como disse o Arsh lá em cima, seja bem vindo! Este é meu primeiro tutorial, e ele servirá tanto para iniciantes, quanto para intermediários, ou quem sabe até para experientes. A proposta desse Tutorial de mapas, não é ensinar com todos os detalhes a criação dos mesmo, mas sim dando conselhos e dicas importantes para elaboração e edição deles.
O tutorial está dividido em 2 partes, os itens 2 é especialmente para novatos, os itens 3 é para intermediários, mas nada impede que a pessoa leia tudo, afinal, ler faz bem para saúde.
Como estou usando o RPG Maker VX, vou basear-me nele na criação desse tutorial, prepare-se para nossa aventura.
1.1 Conhecendo o Tunico
Para não ficar cansativo, falarei brevemente sobre mim. Sou conhecido como Tunico. Conheci o RPG Maker em 2002, e desde lá sempre gostei muito de fazer os mapas, e como todos nós nunca nascemos sabendo de nada, aprendi com os anos, dedicando e principalmente buscando referência de outros jogos, tanto profissional quanto dos makers, que é o essencial para que você evolua.
1.2 Introdução à arte de mapear
Os mapas são a fachada de seu jogo, muita das vezes é sinônimo de um projeto bem feito ou não, se você deseja fazer um projeto sério, deverá se dedicar muito a essa arte. Várias pessoas acham que fazer mapa é coisa fácil, outros consideram isso muito difícil, mas posso te dizer com esses anos de experiência que tenho, que não é fácil e nem difícil, porém exige do maker dedicação, paciência e acima de tudo muita criatividade.
1.3 O que são mapas?
Mas que diabos é mapa? É bem simples a resposta, no RPG Maker, mapas são os lugares onde o herói de seu jogo passará, por exemplo, as casas, vilas, castelos, florestas, cavernas etc. Sem os tão falados mapas, não existe nenhum jogo, pode ter história, música, todas as artes visuais, mas sem eles não é possível ter um jogo no RPG Maker, não é a proposta desse programa.
2.0 Criando os mapas (iniciante)
Ao criar um novo projeto, aparecerá automaticamente um mapa com o nome MAP001, com dimensões 100x100, esses números para quem não gosta de matemática, significa que existem 10.000 quadrados a ser preenchidos com muita criatividade, 100 quadrados na horizontal multiplicados com 100 na vertical. Geralmente é usado para criar o seu world map, ou se preferir, o mapa-múndi. (veja na foto abaixo)
Selecione o MAP001 e aperte a barra de espaço do seu teclado (óbvio né), se preferir, clique com o botão direito do seu mouse (claro que é do seu mouse) e escolha "propriedades do mapa", em seguida aparecerá uma janela com as "opções do mapa". (veja na foto abaixo)
Você pode alterar e configurar a base do seu mapa do jeito que achar melhor, diminuindo ou aumentando ele, colocando música, monstros, panoramas, loops etc.
Para criar um novo mapa, selecione o MAP001 ou a pasta do seu projeto e aperte "insert" no seu teclado, feito isso abrirá uma janela parecida com a de "propriedades do mapa", configure a seu gosto.
2.1 Conhecendo e usando os Tilesets
Tilesets que também são conhecidos como apenas "Tile", é o nome dado as ferramentas, ou os recursos de desenho do RPG Maker, utilizando eles, você construirá castelos, vilas, florestas e outras coisas em seu mapa. No RPG Maker VX os tilesets são separados em 5 abas, A, B, C, D e E, sendo o Tile E opcional, você pode ou não usar ele, desde que você edite ou crie um a seu gosto.
Para usá-los, você primeiramente terá que apertar F5 ou clicar com o mouse no "editor de mapas", agora basta escolher uma das abas de A até E, e selecionar uma imagem desejada, após isso é só sair desenhando com o pincel.
2.2 Editando um mapa usando os Tilesets
Aqui começa a nossa aventura de verdade, até agora você aprendeu só o básico, daqui para frente o negócio é ter muita paciência e criatividade! Quando sair tudo certo, você vai ver que é muito divertido a criação de mapas.
Começaremos fazendo um exemplo de uma vila, já que é o mais comum nos jogos de RPG Maker.
Crie um mapa com dimensões 30x30. Esse tamanho não é muito bom para vilas, geralmente é maior, mas este é um método meu, aconselho você a começar com o mapa pequeno para depois aumentá-lo gradualmente, se caso precisar.
OBS: Os Tiles A e B, geralmente são usados para criar exteriores, por exemplo, as casas do lado de fora, mapa-múndi etc. o C e o D, são para os interiores. Não recomendo misturar muito, embora isso não seja regra, e às vezes seja necessário que misture, mas há casos que não combinam de maneira alguma.
Crie a base da vila, coloque as casas onde você deseja, crie os caminhos. (olhe a foto abaixo)
Você teve a sensação que nesse mapa aí em cima ficou faltando algo? Então siga em frente, para o nosso próximo passo.
3.0 Como melhorar os mapas? (intermediários)
Agora vem a parte mais difícil e demorada, mas a mais importante, é hora de colocar os detalhes no mapa! Os detalhes são responsáveis bela beleza do mesmo, quanto mais detalhista você for, melhor será o resultado final, mas não abuse, porque se não você acaba fugindo do bom senso, e isso é inadmissível.
É gente, o Eldwin tem razão, desculpa aí. Agora veja o processo de produção na foto abaixo
Repare que o resultado final não tem nada a ver com o inicial, é aqui que seu estilo como maper sobressai. Olhe como ficou nossa vila depois dos detalhes.
3.1 A Influência das cores no mapa
Bem, você deve ter pensado, mas como chegar nesse resultado? Eu te falo o seguinte, são as cores! Sim, elas são muito importantes. Repare que no inicio da vila não tinha tanta cor, parecia algo linear demais. No resultado final, ao bater seus olhos pela primeira vez, eles ficam meio que perdidos, absorvendo as várias informações que chegam na sua mente, é como diz o ditado, "é de encher os olhos". E é isso que você deve fazer, encher os olhos dos outros.
O que eu faço é o seguinte, dou preferência pelas cores fortes, por isso uso a água azul escura nos rios e a grama escura, isso provoca um contraste agradável que conforta nossas mentes. Mas essa aqui é uma questão de gosto, e também não é regra geral, então se sinta a vontade quando tiver fazendo seus mapas.
3.2 Textura e Relevo
Você deve ter reparado que eu usei só a grama escura, modifiquei os caminhos, coloquei umas escadas no meio da vila, rios etc. Mas por quê? É simples, a grama escolhi pelo fato dela ter mais textura do que a cortada, isso provoca um resultado final com mais detalhes. O resto modifiquei porque a primeira imagem da vila era para você ter noção de espaço, a localização das casas etc. Quando tiver no processo de criação lembre-se de evitar as coisas muito lineares, coloque o relevo adequadamente, coloque escadas, rios, montanhas, árvores etc. No final seu mapa fica mais rico em detalhe e com mais qualidade.
3.3 As sombras ajudando na perspectiva dos mapas
Você sabe o que significa perspectiva?
Não Arsh, não é nesse sentido de esperança, expectativa, mas sim outra. Segundo o dicionário perspectiva significa: "Técnica de representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana, pela utilização de linhas que convergem para um ponto central da tela."
Quando for fazer um mapa seja coerente com as leis da física, não crie moda. Todos nós sabemos que o RPG Maker VX é 2D (2 dimensões, altura e largura) Mas ele permite representar imagens 3D nos mapas (altura, largura e profundidade) Veja os exemplos com sombras:
Repare a diferença das imagens, chegou em alguma conclusão?
Na primeira você poderia me dizer onde o sol está? Hum, bem... Acho difícil, embora tenha ficado bonitinho o mapa, ele não tem lógica, isso que eu chamo de criar moda.
A segunda imagem ficou a pior de todas, reparem que no canto esquerdo do mapa não há sombra, devido à posição solar está na direita, consequentemente criando sombra na esquerda, ou seja, é possível identificar onde o sol está agora, mas estragou a lógica das montanhas do lado esquerdo.
A terceira imagem é a mais aceitável, já que o RPG Maker VX coloca a posição do sol a esquerda do mapa, criando aquela sombra naturalmente à direita. Porém esta imagem está errada numa parte. Conseguiram ver?
Se não conseguiu, eu ajudo, veja a imagem abaixo
O correto seria assim.
Viu? desse modo você não foge da lei da física, deixando seu mapa com lógica e perspectiva certa.
Espero que tenha entendido como se usa as sombras no RPG Maker VX e tenha entendido um pouco de perspectiva e lógica.
4.0 O que deve ser evitado nos mapas?
Muitas coisas devem ser evitadas, basta usar o bom senso, mas uma que destaco é: Nunca, por hipótese alguma deixe que seu personagem encoste no canto da tela, a menos que ali seja um lugar de transição de mapa (Tele transporte) Considero isso um erro. E para evitar que o herói encoste no canto da tela, preencha com árvores, montanhas, muros, rios, etc. Algo que impeça que ele chegue lá. Siga o exemplo da nossa vila, repare que não existe nenhuma outra passagem além da entrada.
Evite também o clichê de mapas, ou seja, não copie os mapas de outras pessoas, crie os seus, use sua imaginação, não precisa ser do zero, pode se basear em outros, mas use o bom senso, aliás o bom senso é a palavra chave desse tutorial.
Conclusão
Aqui chega ao fim do tutorial de mapas, espero que você tenha gostado, e mais do que isso, aprendido com ele.
Vou deixar o link do Tile E que usei nessa demonstração, só não deixo aqui nos anexos, para não virar bagunça, vamos deixar o fórum organizado
Clique aqui para ir ao tópico do Tile E
Se quiserem posso deixar o projeto desse tutorial anexado, é só avisarem. Por enquanto é isso, talvez eu volte aqui para fazer umas edições.
Abraços!