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    [RMVX] Anotações.

    Eduardo Miguel
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    [RMVX] Anotações. Empty [RMVX] Anotações.

    Mensagem  Eduardo Miguel Ter Dez 02, 2008 10:09 am

    Anotações
    por DarkChocobo

    Introdução:

    Esse script cria uma janela em que o herói poderá ver certos textos editados por você. Você pode criar des de uma lista de objetivos no jogo para o jogador fazer, até uma simples e comum lista de compras.

    Funções:

    - Você pode faser com que um ícone diferente apareça para cada texto da
    lista
    - Você pode mudar a cor de cada um dos textos para que o(s) mesmo(s)
    fique(m) em destaque.
    - Você pode configurar um texto para aparecer somente após a ativação
    de uma switch ou após uma variável ter um valor específico, ou té
    âmbos switch e variáeis terem valores específicos.
    - Você pode alterar os textos e as cores dos mesmos ao decorrer do jogo,
    de acordo com a história de seu jogo.
    - Você pode colocar comandos para mostrar variáveis, switches, dinheiro, etc.
    com comandos semelhantes aos comandos utilizados pelos textos do maker.

    Como usar:

    Crie um novo script na lista de scripts do editor e cole o código

    É importante configurar o script antes de usa-lo, para configura-lo, siga as instruções contidas no próprio.
    Ao apertar o botão "B", o jogador será redirecionado à Scene_Map, se você
    desejar mudar isto, vá até a linha 160 e edite isto.
    Você pode juntar-lo ao meu script 'A 4ª Opção', para isto edite o script 'A 4ª Opção'
    para redirecionar à este script, e edite a linha 160(deste script) para redirecionar
    o jogador à Scene_Title.

    Script:
    Código:
    =begin
    [  ===================================================================  ]
    [  ===================================================================  ]
    [  =============  ]        SCRIPT CRIADO POR:      [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  =============  ]        >>> Dark Chocobo        [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  =============  ]          > Anotações <          [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  =============  ]        Agradecimento à:        [  =============  ]
    [  =============  ]          > Jão Rafael          [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  =============  ]                                [  =============  ]
    [  ===================================================================  ]
    [  ============  ]  Mais scripts de Dark Chocobo em: [  ============  ]
    [  ============  ]  DarkChocoboScripts.4shared.com  [  ============  ]
    [  ===================================================================  ]
    [  ===============  ] : Comunidade RPG Maker VX : [  ===============  ]
    [  =====  ] http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40232098 [  ====  ]
    [  ===================================================================  ]
    [  ===================================================================  ]

    Resumo:
     - Esse script cria uma janela em que o herói poderá ver certos textos
        editados por você.
     - Use sua imaginação, você pode criar des de uma lista de objetivos no
        jogo para o jogador faser, até uma simples e comum lista de compras.
    Funções:
     - Você pode faser com que um ícone diferente apareça para cada texto da
        lista
     - Você pode mudar a cor de cada um dos textos para que o(s) mesmo(s)
        fique(m) em destaque.
     - Você pode configurar um texto para aparecer somente após a ativação
        de uma switch ou após uma variável ter um valor específico, ou  té
        âmbos switch e variáeis terem valores específicos.
     - Você pode alterar os textos e as cores dos mesmos ao decorrer do jogo,
        de acordo com a história de seu jogo.
    Instruções:
     - Você pode editar nas linhas 90 até 96 as configurações da janela.
     - Você pode utilizar alguns comandos especiais no seu texto:
        > Exibir Variável:
            \\v[ID]
        > Exibir sim/não se uma switch estiver ativada ou não:
            \\s[ID]
        > Exibir o nome de um herói:
            \\h[ID]
        > Exibir o nome da arma utilizada pelo herói:
            \\w[ID]
        > Exibir o nome da classe do herói:
            \\c[ID]
        > Exibir o dinheiro do grupo:
            \\g[ID]
        > Exibir o nome da música configurada para o mapa atual:
            \\b
        > Exibir o número de membros no grupo:
            \\p
     - Apartir da linha 111 estão arquivados as configurações de seus textos,
        para adicionar novos textos basta criar uma nova linha em baixo e
        seguir o exemplo acima.
        ATENÇÃO: certifique-se de que todos os colchetes( "[" e "]" ) e
        vírgulas( , ) estão colocadas de forma correta para que tudo funcione
        corretamente.
     - Para chamar este script use o comando abaixo:
        $scene = DC_Anotações.new
     - Para alterar as configurações dos textos ao decorrer do jogo chame um
        script e escreva:
     
            $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][N] = [
     
        sendo 'N', o número do texto desejado.
        e logo abaixo reescreva as configurações do texto desejado:
     
            ["Texto 01"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]]
     
        Exemplo: 
        Chame um script nos eventos desta forma:
     
            $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][2] = [
            ["Texto 02" , [ 0, 0, 255], 2, 0, [ 0, 0]]
     
    Observação Final: (apenas para quem sabe mecher em script)
     - Ao apertar o botão "B", o jogador será redirecionado à Scene_Map, se você
        deseja mudar isto, vá até a linha 196 e edite isto.
    =end

      # Cria as configurações iniciais do script.
      $DarkChocoboScripts = {} if $DarkChocoboScripts.nil?
      $DarkChocoboScripts["Anotações"] = {}
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Título"] = "Banco de Dados"
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"] = 32
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"] = "" # O Arquivo deve estar na pasta System
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"] = "" # O arquivo deve estar na pasta Pictures
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância do Topo"] = 32
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"] = 4
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] = 200 # 0~255
     
      # Não altere o valor abaixo:
      $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"] = [
     
      # Texto Aqui: Digite o texto desejado
      # icone x: posição x do icone desejado
      # icone y: posição y do icone desejado
      # opacity: opacidade do icone (transparência)
      # color: cor do texto (de acordo com o arquivo window da pasta system)
      # switch: switch necessária para a visualisação do texto
      # var_id: id da variável necessária para visualisação do texto
      # var_val: valor mínimo necessário da variável para visualisação do texto
      # ex:
      #["Texto Aqui" , [icone_x, icone_y, opacity], color, switch, [var_id, var_val]],
      ["Texto 00"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]],
      ["Texto 01"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]],
      ["Texto 02"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]],
      ["Texto 03"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]],
      ["Texto 04"  , [ 0    , 0      ,  255  ], 0    , 0    , [ 0    , 0      ]]
      ] # Observação importante: 'O último texto não deve apresentar uma vírgula no final.'
     
    class Game_Party < Game_Unit
      def actors
        return @actors
      end
    end
    class DC_Window_Anotações < Window_Base
      def initialize
        super(0,0,544,416)
        windowskin_name = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"] == "" ? "Window" : $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Windowskin da Janela"]
        self.windowskin = Cache.system(windowskin_name)
        if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"] != ""
          self.contents.dispose
          self.contents = Bitmap.new(Cache.picture($DarkChocoboScripts["Anotações"]["Imagem de Fundo"]))
        end
        refresh
      end
      def refresh
        backup = self.contents.font.size
        self.contents.font.size = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"] == 0 ? backup : $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"]
        self.contents.font.color = system_color
        self.contents.draw_text(4, $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância do Topo"],
        self.contents.width, $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"], $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Título"], 1)
        self.contents.font.color = normal_color
        self.contents.font.size = backup
        y = WLH + $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância do Topo"] + $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Tamanho da Fonte"]
        for i in 0 ... $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"].size
          y += WLH + $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"]
          show = false
          if set_switch(i) and set_var(i) then show = true end
          unless show
            y -= WLH + $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Distância Entre os Textos"]
            next
          end
          set_color(i)
          set_icon(i, y)
          text = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][0]
          text.gsub!(/\\V\[([0-9]+)\]/i) { $game_variables[$1.to_i] }
          text.gsub!(/\\S\[([0-9]+)\]/i) { $game_switches[$1.to_i] == true ? "Sim" : "Não" }
          text.gsub!(/\\H\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $game_actors[$1.to_i].name : $game_actors[$game_party.actors[0]].name }
          text.gsub!(/\\W\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $game_actors[$1.to_i].weapons[0].name : $game_actors[$game_party.actors[0]].weapons[0].name }
          text.gsub!(/\\C\[([0-9]+)\]/i) { $1.to_i != 0 ? $data_classes[$game_actors[$1.to_i].class_id].name : $data_classes[$game_actors[$game_party.actors[0]].class_id].name }
          text.gsub!(/\\G/i) { $game_party.gold }
          text.gsub!(/\\B/i) { load_data(sprintf("Data/Map%03d.rvdata", $game_map.map_id)).bgm.name }
          text.gsub!(/\\P/i) { $game_party.actors.size }
       
          self.contents.draw_text(32, y, self.contents.width, WLH, text)
        end
      end
      def set_color(i)
        self.contents.font.color = text_color($DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][2])
      end
      def set_icon(i, pos_y)
        x = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][1][0]
        y = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][1][1]
        o = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][1][2]
        bitmap = Cache.system("IconSet")
        rect = Rect.new(x*24, y*24, 24, 24)
        self.contents.blt(4, pos_y, bitmap, rect, o)
      end
      def set_switch(i)
        return true if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][3] == 0
        return $game_switches[$DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][3]]
      end
      def set_var(i)
        return true if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][4][0] == 0
        return $game_variables[$DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][4][0]] >= $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Textos"][i][4][1]
      end
    end
    class DC_Anotações < Scene_Base
      def start
        @note = DC_Window_Anotações.new
        @note.opacity = $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Transparência da Janela"]
        create_menu_background if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
      end
      def update
        update_menu_background if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
        @note.update
        if Input.trigger?(Input::B) then Sound.play_cancel
          $scene = Scene_Map.new # Edite esta linha
        end
      end
      def terminate
        @note.dispose
        dispose_menu_background if $DarkChocoboScripts["Anotações"]["Transparência da Janela"] != 255
      end
    end

    Exemplos:

    [RMVX] Anotações. 76339115qv8
    [RMVX] Anotações. Screenanotaes2yi4
    [RMVX] Anotações. Anotac3a7c3a3opw3

    Demo:(Carregue na imagem para o download)
    [RMVX] Anotações. Rslogobo3

    Créditos e Agradecimentos:

    1. Criado por DarkChocobo
    2. Demo por Shikaku Tenshi

      Data/hora atual: Qui Nov 14, 2024 9:27 pm